terça-feira, 19 de abril de 2011

Processador de Textos Word

Microsoft Word 5.5
Muitas pessoas não fazem ideia, os mais antigos nem sequer se lembram, mas esta era a "cara" do Microsoft Word, o famoso processador de textos da Microsoft, no início da década de 1980.

O Word foi lançado em 1983, primeiramente para rodar em sistemas MS-DOS e Xenix, sendo este último uma versão de sistema operacional baseado no Unix que a Microsoft pretendia usar em microcomputadores, alguns anos antes do lançamento da primeira versão do Windows.

O Word passou por uma série de aprimoramentos e modificações ao longo da sua história, até tornar-se um dos mais sofisticados e utilizados programas de computador. Foi originalmente concebido a partir do Bravo, um programa processador de textos que utilizava uma interface gráfica

Veja um resumo histórico das versões do Word, depois da primeira versão lançada em 1983:
  • 1985: lançamento do Word para Macintosh, um grande sucesso em vendas;
  • 1987: nova versão para Macintosh, chamada Word 3.0, numa tentativa por parte da Microsoft de sincronizar os números das versões entre as plataformas DOS e Macintosh. Esta versão incluiu muitas melhorias, incluíndo a primeira implementação do formato Rich Text Format (RTF), um tipo de documento que suportava mais funcionalidades. Poucos meses depois, a Microsoft disponibilizou a versão 3.01 para corrigir problemas (bugs) detectados na versão 3.0;
  • 1989: Microsoft disponibiliza sua primeira versão para o Windows. Desde então, ela tornou-se líder em vendas de processadores de texto para computadores compatíveis com a arquitetura IBM PC;
  • 1991: Neste ano, teve início um projeto pioneiro, cujo nome de código era Pyramid, que tinha o objetivo de reescrever todo o programa do Word, a partir do zero.
  • 1993: lançada a versão 6.0 para DOS, Windows e Macintosh. Esta foi a última versão do Word que funcionou no sistema operacional DOS;
  • 1995: também conhecido como Word 7, surge a primeira versão do Word a funcionar em 32 bits, o Word 95 for Windows, cujo lançamento se deu através do pacote Office 95, na mesma época do lançamento do Windows 95;
  • 1997: sai o Word 97, também conhecido como Word 8;
  • 1999: Word 2000, também conhecido como Word 9;
  • 2002: Word XP, também conhecido como  Word 2002 ou Word 10;
  • 2003: Word 2003, também conhecido como Word 11, intitulado oficialmente como Microsoft Office Word 2003;
  • 2007: Word 2007, também conhecido como Word 12;
  • 2010: Word 2010, também conhecido como Word 14.
Interface gráfica do MS Word 2007
Assim como o Excel, o Word ainda é considerado o processador de textos mais utilizado. Entretanto, o pacote LibreOffice oferece o Writer, que é um processador de textos bastante similar ao Word, com funcionalidades muito parecidas com a versão do Word 2003. O Writer é uma excelente alternativa para empresas e órgãos públicos, uma vez que é de livre distribuição, não sendo preciso pagar pelo licenciamento. Outro fator importante é que o Writer e o pacote LibreOffice como um todo funcionam nas plataformas Windows, Linux e Mac OS.

    sábado, 16 de abril de 2011

    Planilha Excel

    MS Excel
    O Excel é um aplicativo de planilha eletrônica produzido e distribuído pela Microsoft. Entre suas principais funcionalidades, estão os vários tipos de cálculos, inserções de gráficos, tabelas dinâmicas, macros para automatizar rotinas e inúmeros outros recursos. Pela utilização do Excel, é possível criar e manter controles sobre as operações de uma empresa, organização, escritório ou mesmo de nossa casa, utilizando-o para controlar as finanças doméisticas. As últimas versões disponíveis atualmente (abril de 2011) são a versão 2010 para Windows e a versão 2011 para Mac OS.

    Dan Bricklin e Bob Frankston (1980)


    As planilhas de cálculo tem sido utilizadas por centenas de anos, sobretudo por contabilistas, para planejar e controlar as finanças e os negócios das empresas. As conhecidas planilhas eletrônicas começaram a ser largamente utilizadas a partir de 1978, quando Dan Bricklin, então estudante da Harvard Business Scholl, teve a idéia de criar um sistema que pudesse elaborar as planilhas e mostrá-las, tal como seriam em papel, mas utilizando um computador. Ele, juntamente com Bob Frankston desenvolveram um programa chamado VisiCalc.

    O que é uma planilha?

    Planilha, em termos simples, é uma folha contendo linhas e colunas, na qual se dispõe de forma organizada os dados referentes às transações para serem examinadas e conferidas. Através dela, é possível analisar custos, entradas, impostos e outros dados necessários à tomada de decisão.

    Quando surgiu o Excel?

    O Excel foi originalmente escrito para o sistema operacional Apple Macintosh em 1984-1985. Foi um dos primeiros programas de planilha eletrônica a utilizar uma interface gráfica, menus interativos e mouse para facilitar o trabalho de inserção e manipulação dos dados. Esta facilidade foi logo percebida pelos usuários de computadores e o Excel acabou se tornando extremamente popular.

    Quando a Microsoft lançou o sistema operacional Windows em 1987, o Excel foi um dos primeiros aplicativos disponibilizados. Dois anos depois, em 1989, quando o Windows, já na versão 3.0, tornou-se amplamente aceito, o Excel era o produto de destaque da Microsoft. Até 1992, o Excel permaneceu como o único programa de planilha eletrônia a funcionar no sistema operacional Windows.

    Atualmente, o Excel, que faz parte do pacote Microsoft Office, ainda é considerado como a planilha eletrônica mais utilizada no mundo. O LibreOffice, pacote de programas de escritório equivalente ao MS Office, mas de livre distribuição, disponibiliza o Calc, com funcionalidades muito semelhantes às do Excel e que vem ganhando popularidade. O LibreOffice possui versões para Windows, Linux e Mac OS.

    Quer melhor conhecer o Excel? Ministro aulas particulares ou a grupos, em casa, escritório ou empresa. Contatos: roliveri@ibest.com.br ou através deste blog.

    quinta-feira, 14 de abril de 2011

    Facebook

    Olá, vou escrever um pouco sobre o Facebook, um fantástico serviço disponível na Internet, que conecta amigos, proporciona novas amizades e muito mais. Vários conhecidos e clientes meus já me perguntaram a respeito, alguns estão ainda receosos em utilizar. Creio eu que este breve descritivo irá ajudá-los a tirar dúvidas e, quem sabe, incentivá-los a cadastrar-se e vivenciar esta experiência.

    O que é o Facebook? Como começou?

    É um site da Internet cuja finalidade é conectar e manter atualizados amigos, familiares e pessoas associadas a negócios específicos, comerciais ou não comerciais, tais como empresas e organizações. É o maior dos sites de relacionamentos e seu começo se deu em 2004, quando Mark Zuckerberg, um estudande de Harvard, deu início às atividades do então chamado "thefacebook". Teve muito sucesso no campus da Universidade e foi ganhando popularidade com o passar do tempo.

    Este crescimento chegou a tal ponto que Zuckerberg associou-se a dois outros estudantes, Duston Moskovitz e Chris Hugues, que passaram a trabalhar com ele neste empreendimento. Meses depois, "thefacebook" tornou-se amplamente utilizado em todos os Estados Unidos.

    Zuckerberg e Moskovitz acabaram deixando Harvard para tocar o negócio do "thefacebook" em tempo integral. Em agosto de 2005, recebeu o nome de "Facebook" e o domínio foi adquirido pela quantida de US $200.000,00. Foi então que deixou de estar disponível somente para escolas, universidades, organizações e companhias americanas para expandir-se pelo mundo todo e tornar-se acessível a qualquer um que tenha acesso à Internet.

    Quais os principais aplicativos e recursos do Facebook?

    • Fotos: você pode carregar suas fotos e criar albuns;
    • Vídeo: recurso para carregar e visualizar vídeos, tornando-os disponíveis às pessoas autorizadas;
    • Grupos: é possível criar grupos específicos de amigos, participar de grupos, adicionar e excluir membros, publicar conteúdos e notificações;
    • Eventos: cria eventos e convites, confirma presença e bloqueia convites, mostra os aniversariantes do dia, da semana, do mês, dos próximos meses;
    • Notas: permite criar, formatar e disponibilizar notas, que podem ou não ser compartilhadas com amigos e grupos;
    • Links: através deste recurso, pode-se compartilhar links (ligações) com conteúdos da Internet, que sejam potencialmente interessantes para a lista de amigos;
    • Bate papo: ao ver a lista dos amigos que estão conectados, basta clicar sobre o nome do amigo com quem se deseja conversar e iniciar a digitação. É prático e muito fácil de utilizar.
    Acesso agora mesmo o Facebook. É útil e gratuito: http://www.facebook.com

    quarta-feira, 13 de abril de 2011

    Tablets

    Um tablet é um tipo de computador pessoal em formato de prancheta que usa tecnologia sem fio e possui uma tela sensível ao toque. Ele é em geral menor que um notebook e foi tipicamente concebido para acesso à Internet, visualização de fotos, organização pessoal, exibição de vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, bem como para jogar jogos em 3D.

    A ideia do tablet é creditada a Alan Kay, da Xerox, que o concebeu em 1971. O primeiro tablet amplamente vendido foi o Newton, lançado pela Apple em 1993. Possuia tamanho bem menor que os atuais e era conhecido com PDA, ou Personal Digital Assistant. Os fatores que realmente impulsionaram o desenvolvimento dos tablets foram a durabilidade das baterias, o aumento da resolução das telas de cristal líquido, os programas de reconhecimento de escrita, o aumento da capacidade de memória e, é claro, o acesso sem fio à Internet.
    Após vários anos de sucesso limitado de tablets produzidos por diversos fabricantes, no ano de 2010, o iPad, da Apple, produziu uma revolução neste tipo de dispositivo. Em seguida, outros fabricantes também lançaram seus modelos, muitos dos quais utilizando o Android, um sistema operacional baseado no núcleo do Linux e desenvolvido pela Google.

    Atualmente (abril de 2011), existem 5 plataformas de tablets disponíveis no mercado: iPAD, Android, BlackBerry, Windows e HP WebOS. Cada uma destas plataformas rodam aplicações escritas somente para seus respectivos sistemas operacionais. Em outras palavras, os programas que funcionam em uma determinada plataforma não funcionam na outra e vice-versa.

    terça-feira, 12 de abril de 2011

    Novo Firefox 4.0

    O Firefox 4.0, recentemente lançado pela Mozilla Foundation, traz, além de novas funções, uma navegação mais rápida, segurança aprimorada e um visual mais limpo. Aliás, rapidez e simplicidade são dois fatores importantíssimos para tornar a navegação na Internet mais fácil, pois muitos botões e guias costumam confundir e atrapalhar até mesmo pessoas experientes. Seguem alguns dos recursos que a nova versão disponibiliza:

    Privacidade: é possível excluir informações pessoais de navegação em apenas dois cliques ou automaticamente, bloqueando o registro dos acessos.

    Personalização: existem inúmeras extensões que criam novas funções, como a integração com YouTube ou Orkut e temas que modificam o visual.

    Corretor ortográfico: recurso integrado ao Firefox que grifa palavras não reconhecidas quando se escreve um e-mail ou mesmo um comentário em um blog. Neste caso, é necessário instalar um complemento.

    Proteção contra sítios falsos: é um recurso de segurança do Firefox, que protege contra a instalação de spywares, programas que roubam senhas e produzem fraudes. O Firefox recebe da internet listas de sítios suspeitos e executa o bloqueio quando um deles for visitado.

    Restauração da sessão: quando a energia elétrica for interrompida ou mesmo se o Firefox travar, todas as janelas abertas naquele momento serão reabertas assim que o computador ou o aplicativo for reiniciado.

    RSS: a integração RSS nos favoritos permite que o usuário fique sabendo das atualizações e últimas notícias dos seus sítios preferidos. O RSS é um endereço na Internet que serve para monitorar as novidades de um sítio. Esse endereço deve ser inscrito em um programa que entenda RSS. É útil quando se quer acompanhar muitos sítios. Utilizando RSS é possível centralizar tudo em um local: o leitor de RSS.

    E mais...

    Pesquisa inteligente: o campo de pesquisa fica à direita, na barra de ferramentas e abre diretamente a página com os resultados.

    Várias páginas em uma mesma janela: abrindo os links em segundo plano eles já estarão carregados quando forem lidos.

    O Firefox 4 pode ser instalado no Windows ou Linux. Para baixá-lo, acesse http://br.mozdev.org/

    domingo, 10 de abril de 2011

    OpenSUSE 11.4 - Já disponível!

    Sempre que me perguntam qual é a melhor distribuição do sistema operacional Linux disponível, eu digo que a melhor é aquela que o usuário se sente mais confortável e mais confiante em utilizar. No entanto, se alguém me pergunta qual a distribuição que eu recomendo, digo sempre: OpenSUSE.

    Trata-se de um sistema operacional livre e baseado no Linux, que pode rodar no PC, computador portátil ou servidor e disponibiliza uma quantidade muito grande de programas que podem ser utilizados livremente e atualizados sempre que necessário.

    A versão 11.4, lançada oficialmente em 10 de março de 2011, traz consigo novas funcionalidades e versões melhoradas de todas as aplicações úteis tanto para servidores como para computadores de uso pessoal. Dentre as aplicações disponíveis, podemos destacar:
    • Interfaces gráficas KDE 4.6 e Gnome 2.32;
    • Navegador Firefox 4.0;
    • Gerenciador de e-mail Thunderbird;
    • Libre Office 3.31, pacote para escritório contendo processador de textos, planilha eletrônica, banco de dados e apresentação;
    • Programa de gerenciamento financeiro GnuCash 2.4;
    • Vários programas para multimídia, como o Banshee 1.93, Amarok 2.40 e K3B 2.0;
    • Diversas aplicações gráficas como o Gimp 2.6.11, Scribus 1.4, Digikam 1.8 e Inkscape 0.48.1;
    • Vários jogos para ambientes Gnome e KDE.
      O OpenSUSE é relativamente fácil de instalar e utilizar, bem como integra-se com o ambiente operacional Windows, permitindo compartilhar documentos, impressoras e outros recursos.

      A versão 11.4 para 32 e 64 bits pode ser baixada gratuitamente no endereço http://software.opensuse.org/114/pt_BR.

      Outras informações e documentações estão disponíveis no endereço

      sábado, 9 de abril de 2011

      Desvendando o Twitter

      Além do blog, um outro recurso disponibilizado na Internet  muito utilizado é o Twitter. Foi criado em 2006 por Jack Dorsey, um desenvolvedor de programas de computador norte-americano.

      Trata-se de um serviço de rede social, parecido com o blog, porém, bem mais limitado. Ele permite aos seus usuários enviar e receber atualizações pessoais em textos curtos, de até 140 caracteres, que podem ser acessados por meio do website do serviço, por SMS e outros programas de gerenciamento de mensagens.

      As atualizações são mostradas no perfil do usuário em tempo real, bem como enviadas aos seguidores que tenham solicitado o seu recebimento. As atualizações disponibilizadas na Internet são gratuitas e feitas mediante a utilização de uma tecnologia chamada RSS, sobre a qual falarei posteriormente em meu blog

      Então...

      O que o Twitter faz?

      Ao se inscrever no Twitter, o usuário pode utilizar seus serviços para postar e receber mensagens curtas de uma rede de contatos. Assim, a mensagem é enviada para o Twitter de uma só vez e todos os seguidores a recebem instantaneamente.

      Qual a sua utilidade prática?

      Os usuários podem utilizá-lo para organizar reuniões a qualquer hora, manter uma conversa em grupo ou simplesmente para enviar uma novidade rápida e contar às pessoas o que está acontecendo.

      Como acessar e cadastrar-se?

      Você poderá cadastrar-se facilmente, através do endereço http://twitter.com. Assista também ao vídeo que mostra como as pessoas utilizam o Twitter. Acesse http://discover.twitter.com/?autoplay=true.

      domingo, 3 de abril de 2011

      Dicas sobre blogs

      O termo blog surgiu a partir da contração das palavras web log, que significam, vamos dizer assim, um diário de bordo, ou simplesmente um diário. Trata-se de uma forma muito simples e rápida de se adicionar ou postar conteúdos e informações atualizadas sobre assuntos específicos relacionados ao tema do blog. Geralmente, a organização das postagens (posts) é feita em ordem cronológica inversa, sendo que um número pré-definido pelo autor do blog será exibido na primeira página.

      Existem atualmente sistemas de criação e manutenção de blogs bastante atrativos e de fácil utilização, que permitem a qualquer pessoa que tenha um e-mail criar e manter um ou mais blogs, cujas categorias podem ser divididas em três:

      Blogs pessoais 

      Os blogs pessoais são bastante populares e muito utilizados como uma espécie de diário sobre os acontecimentos da vida e opiniões do usuário. As celebridades também utilizam  blogs para manter um canal de comunicação com os seus admiradores.

      Blogs corporativos e organizacionais
       
      Um número crescente de empresas e organizações de todos os tipos vem utilizando blogs para divulgar seus produtos e manter contato com clientes.

      Blogs de gênero

      Estes são mais específicos e tratam de algum assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes blogs possuem um número muito grande de acessos, talvez sejam os mais acessados dentre todos. Apresentam conteúdos variados como, por exemplo, humor, informativos e variedades.
       
      Enfim, algumas dicas para que um blog tenha sucesso e seja bem divulgado:

      1) Deve possuir um conteúdo criativo, relevante, construtivo e responsável.
      2) Os autores dos blogs não devem publicar material protegido por direitos autorais, nem mesmo fotos ou textos sem autorização do autor ou de seu representante. Não devem também publicar fotos sem autorização dos fotografados e não devem distribuir arquivos de som sem autorização de pessoas ou empresas responsáveis.
      3) Mantenha seu blog sempre atualizado, escreva, revise e atualize o seu conteúdo, ao menos três vezes por semana.
      4) Cadastre seu blog em diretórios específicos para blogs, como por exemplo:
      5) Coloque na assinatura dos seus e-mails uma chamada para o seu blog.
      6) Participe de fóruns de assuntos relacionados ao seu blog.
      7) Participe de comunidades no Orkut, MySpace, Via6, Linkedin, Facebook e afins, relacionadas ao assunto do seu blog. Se achar melhor, crie um perfil só para isso.
      8) Divulgue seu blog no mundo real. Utilize anúncios em jornais e revistas, panfletos, cartoes de visita, banners, adesivos no vidro de trás do carro etc.

      Mãos à obra, crie seu blog e invista parte de seu tempo utilizando este recurso gratuito e que proporciona excelentes resultados na vida pessoal e profissional.