sábado, 17 de setembro de 2011

Informática para terceira idade e iniciantes

Para quem está começando a utilizar o computador pela primeira vez na vida, o teclado pode parecer um bicho de sete cabeças. São mais de cem teclas que permitem digitar textos, inserir dados, ativar comandos, excluir letras, palavras ou frases inteiras. O mouse é um objeto estranho e um pouco desajeitado para quem ainda não teve a oportunidade de usá-lo. A tela mostra uma quantidade enorme de imagens, janelas, textos, barras e mensagens estranhas para o leigo. Ele quer muito utilizar o computador, mas não encontra alguém em casa que tenha paciência para ensinar. Geralmente, quem tenta ajudar deseja que o iniciante aprenda em um minuto a conhecer todas as teclas, botões e opções. Se as informações não forem corretamente repassadas e mostradas, a pessoa não irá ententer nada e acabará desestimulada para continuar.

Muitas pessoas na faixa etária dos 40, 50, 60 anos ou mais querem conhecer e dominar o computador.  Como instrutor de informática, já treinei centenas de pessoas com idade entre 14 e 84 anos. Pude constatar que há um grande interesse por parte dos mais velhos em utilizar o computador sem depender de ninguém. Por isso, recomendo que sigam algumas dicas que considero importantes:
  1. Em primeiro lugar, é bom que se saiba: vai depender muito do interesse e da persistência do aprendiz, pois surgirão algumas dificuldades e empecilhos que precisarão ser superados.
  2. Deve aprender primeiro quais são as partes básicas que compõem o computador e procurar identificá-las, tais como o gabinete principal, o teclado, o monitor (tela), o mouse e a impressora.
  3. Recomendo, sempre que possível, ficar ao lado de quem utiliza o computador com a finalidade de observar, somente observar... mesmo que não esteja entendendo o que estiver sendo feito.
  4. Aprender a executar o procedimento relativamente fácil de ligar e desligar o computador, várias vezes, até que se sinta seguro para fazê-lo sozinho.
  5. Uma vez ligado o computador, deve treinar a utilizar o mouse, pois é um dispositivo importantíssimo para selecionar opções, ativar programas e executar comandos Existem programas específicos para treinar o uso do mouse, como o "Mouse Educacional", que pode ser baixado gratuitamente da Internet.
  6. Conhecer e utilizar o teclado. No começo, somente as teclas mais importantes, como letras, números, símbolos, espaço e a tecla "Enter". As demais teclas serão aprendidas ao longo do tempo, com a prática e a necessidade de usá-las.
  7. Abrir um programa editor de textos, como o WordPad, que já vem com o Windows, e digitar muitos e muitos textos. Se possível, recomendo que faça um curso de digitação para conhecer melhor o teclado e manejá-lo corretamente.
É bastante comum que um iniciante fique um pouco decepcionado com a demora para conseguir fazer as coisas que realmente gostaria. Alguns levam mais tempo do que outros, mas não devem desistir. Boa vontade, paciência e disposição para aprender coisas novas são os principais fatores que levarão os usuários a dominar o computador. Vá em frente e persista!

Dúvidas? Entre em contato: e-mail roliveri@ibest.com.br

domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto Gutenberg - Homenagem a Michael Hart, considerado o inventor do ebook

 
O Projeto Gutenberg, fundado pelo estadunidense recentemente falecido Michael S. Hart, oferece mais de 36.000 ebooks, que podem ser baixados gratuitamente pela Internet. Este projeto teve início em 1971 e é considerado o mais antigo acervo de livros digitais, onde a grande maioria dos itens são compostos por obras completas, consideradas de domínio público.

Michael Hart baseou seu projeto tomando como premissa o fato de que qualquer coisa que pudesse ser armazenada em um computador poderia ser reproduzida indefinidamente, recurso que passou a ser chamado de Tecnologia de Replicação. O conceito é bastante simples: uma vez que um livro ou quaisquer outros itens como imagens, sons, video, inclusive 3-D, podem perfeitamente serem armazenados em um computador, então, um número indefinido de cópias de tais itens estariam disponíveis para quem desejasse obtê-los.

As obras estão dispníveis no formato texto, bem como HTML, PDF, EPUB, MOBI e Plucker, de maneira que poderão ser acessadas por praticamente todos os computadores e sistemas operacionais, incluindo os aparelhos móveis como celulares que acessem a Internet. Os documentos em língua inglesa são a maioria, mas  outras línguas como Chinês, Holandês, Esperanto, Finlandês, Francês, Alemão, Grego, Italiano, Latim, Português, Espanhol e Sueco, por exemplo, também estão disponíveis.

Muitos podem estar a se perguntar: "Como ficam os direitos autorais?" Na página inicial do Projeto Gutenberg, esta dúvida é esclarecida nos seguintes termos:

"Nossos ebooks são gratuitos nos Estados Unidos porque seus direitos autorais estão expirados. O mesmo pode não ocorrer em outros países, razão pela qual os leitores que estiverem fora do território estadunidense devem consultar as leis de direitos autorais de seus respectivos países antes de baixarem ou distribuírem nossos ebooks."

O endereço do sítio na Internet é http://www.gutenberg.org/

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Windows XP completa 10 anos - Hora de mudar

O Windows XP, sistema operacional produzido pela Microsoft para utilização em computadores pessoais, completou 10 anos desde o seu lançamento, no dia 24 de agosto de 2001. Trata-se da versão mais popular do Windows, cujo nome, "XP" é uma abreviação da palavra inglesa "eXPerience".

Sucessor direto do Windows 2000 e do Windos Me, o XP foi o primeiro sistema operacional direcionado aos usuários de computadores pessoais a ser produzido a partir da tecnologia do sistema operacional NT, largamente adotado e consagrado por empresas em todo o mundo desde meados da década de 1990. As edições mais utilizadas do Windows XP foram a "Home Edition", voltada para uso doméstico e a "Professional", que oferecia recursos adicionais, entre os quais suporte para domínios de servidores Windows e capaz de trabalhar com até dois processadores distintos.

De acordo com pesquisas levantadas por sistemas analisadores da Web, de setembro de 2003 a julho de 2011, o Windows XP foi o sistema operacional mais largamente utilizado para acessar a Internet, alcançando o pico de 76,1% em Janeiro de 2007. Isto, sem dúvida alguma, comprova o enorme sucesso que o Windows XP obteve no mundo inteiro, sem precedentes na história dos sistemas operacionais fornecidos pela Microsoft.

Atualmente, setembro de 2011, é preciso pensar seriamente na necessidade de atualizar seu computador, se ele ainda funciona com o sistema operacional Windows XP. O Windows 7 parece ter superado os traumas do Windows Vista e a cada dia se consolida como sistema operacional utilizado em computadores pessoais de todos os portes. Por outro lado, a partir de abril de 2014, a Microsoft irá interromper as atualizações de segurança do Windows XP, o que o tornará definitivamente obsoleto.

Para mudar do Windows XP para o Windows 7, você deverá tomar alguns cuidados básicos, como realizar cópias dos seus dados e das configurações do sistema. A Microsoft disponibilizou documentações e tutoriais que mostram, etapa por etapa, como realizar a migração para o Windows 7, sem traumas.