terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas de Excel: Principais componentes da janela do Excel

Para se utilizar adequadamente qualquer programa, antes de tudo, é preciso conhecer os seus componentes principais, isto é, saber onde estão e para que servem. Caso contrário, o usuário irá utilizar o método totalmente errado da tentativa e erro, com perda de tempo e a diminuição da eficácia. É sempre bom lembrar que as planilhas contém cálculos que podem ser seriamente prejudicados se for cometido algum erro que não possa ser revertido.

O Excel 2007 possui inúmeros comandos que, obviamente, não podem ser mostrados todos de uma vez. Por isso, em substituição aos antigos menus, foram disponibilizadas 7 guias principais. Quando se clica com o botão esquerdo do mouse (1 vez) sobre a guia desejada, ela mostrará todos os comandos relativos a ela. Cuidado: se for dado um duplo clique em qualquer guia, os comandos ficarão ocultos e será necessário dar um duplo clique novamente em qualquer guia para que os comandos voltem a ficar visíveis.

Os principais componentes da janela do Excel são:
  1. Botão Office
  2. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
  3. Barra de Título
  4. Botões Minimizar, Maximizar/Restaurar, Fechar
  5. Faixa de Opções
  6. Botões de Comando
  7. Grupos de Comandos
  8. Caixa de Nome
  9. Barra de Fórmula
  10. Colunas
  11. Linhas
  12. Células
  13. Barra de Guias de Planilhas
  14. Botões de Modos de Visualização da Página (Layout)
  15. Controle de Aproximação (Zoom)
  16. Barra de Status
  17. Barra de Rolagem Vertical
  18. Barra de Rolagem Horizontal
Componentes da janela do Excel 2007 (Clique sobre a imagem para ampliar)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perdi meus dados - que fazer?


Perda de dados é uma situação de erro em um sistema, no qual a informação é destruída por alguma falha ou negligência no armazenamento, transmissão ou processamento dos dados. Pode haver perda em função de outros fatores, como roubos de equipamentos, acidentes e desastres naturais (vendavais, enchentes, terremotos). Para prevenir os problemas, existe a necessidade de fazer cópias de segurança em um ou mais meios de armazenamento de dados. Há vários meios de se realizar cópias de segurança, processo conhecido como backup. Os mais comuns são:
  • Disco rígido removível;
  • Disco rígido instalado em outro computador,
  • Fita magnética;
  • Dísco ótico, como CD, DVD e Blu-ray;
  • Dispositivo de estado sólido (SSD), como memória flash.
Os meios listados acima são de custo relativamente baixo e muito fáceis de instalar e manter. Entretanto, é sempre prudente guardar as cópias de segurança em locais seguros. Quando se trata de uma empresa, deve-se dispor, no mínimo, de um cofre construído especialmente para esta finalidade, que seja à prova de fogo, impacto e água.

É difícil encontrar alguém que não tenha passado pela desagradável experiência de perder dados. Fotos de família, vídeos gravados em diversas épocas, músicas favoritas, documentos importantes do trabalho ou da escola são alguns dos mais comuns. Há casos de pessoas que entram em desespero ao perceberem que perderam dados importantes de sua vida, por causa de um disco com problema ou devido a uma remoção acidental. Quando perceber que perdeu dados do disco de seu computador, procure seguir alguns procedimentos e precauções para não tornar as coisas piores e aumentar as chances de recuperação:

1. Não tente gravar nada mais no disco em questão.
2. Não reinicialize o computador, para evitar que o sistema operacional grave algum tipo de dado de inicialização na área onde o dado foi perdido.
3. Desligue o computador da forma usual e contacte um profissional especializado para fazer a retirada do disco. Ele deverá  conectá-lo a um outro computador devidamente preparado para proceder à tentativa de recuperação.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Converta músicas de CD em MP3


Os colecionadores de CD's de músicas precisam levar em conta que o desgaste é inevitável, mesmo que sejam tomados os devidos cuidados no seu manuseio. Podem aparecer riscos, quebras e outros danos que, dependendo da gravidade, inutilizarão uma parte ou mesmo o CD inteiro. Para evitar surpresas desagradáveis, é melhor prevenir-se, criando cópias dos CD's.

Uma boa alternativa é extrair as músicas e convertê-las no formato MP3, que é um tipo de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis para o ouvido humano. A grande vantagem do MP3 é que cada arquivo de música poderá ser reduzido a até 90% do seu tamanho original.

Existem muitos programas gratuitos para se extrair músicas de CD's e convertê-las em vários formatos, incluindo o MP3. Um deles é o CDex, cujas principais características são:
Janela do CDex (clique para ampliar)
  • Gravação de múltiplas trilhas
  • Leitura e armazenamento dos nomes das músicas contidas no CD
  • Possui indicador do progresso da extração/conversão
  • Capaz de trabalhar com reprodutores de CD de diversos fabricantes e modelos
  • Licença GPL, pode ser livremente baixado e instalado em qualquer computador
  • Disponível para Windows XP, Vista e Windows 7
  • Menus em português
Baixe agora mesmo o CDex 1.70