Hoje, o Linux é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores, entre os quais estão programadores e grandes empresas de distribuição que agregam inúmeros programas aplicativos e ferramentas para administração do sistema.
Área de Trabalho |
O Linux é um sistema operacional confiável, podendo ser instalado em computadores pessoais de mesa e portáteis, mesmo aqueles considerados obsoletos. Desta forma, é possível manter um computador antigo funcionando muito bem com Linux e economizar recursos financeiros, pois não é necessário atualizar ou trocar o computador com frequência.
Editor de Textos LibreOffice Writer |
Outra característica muito importante é que o sistema de arquivos do Linux é consistente, evitando que os arquivos sejam perdidos ou corrompidos. Isto nos dá maior tranquilidade e segurança quanto à integridade dos dados armazenados no computador.
Ouvindo Música Através do VLC |
Rapidez também é outro fator importante em um sistema operacional. Certamente, boa parte depende do equipamento, principalmente do processador, dos discos e das memórias. Mas, pela sua flexibilidade, o Linux permite que se faça diferentes tipos de configurações, visando melhorar o desempenho do computador, principalmente se ele for antigo. Além do mais, podemos utilizar diferentes interfaces gráficas, de maneira que tenhamos uma boa combinação entre facilidade de uso e velocidade de processamento. São exemplos de interfaces gráficas o KDE, Gnome e Xfce. No meu caso, prefiro utilizar Xfce, por ser mais leve, mais simples e permitir que, com apenas 3 cliques do mouse, seja possível abrir qualquer aplicativo instalado.
Janela de Administração YaST |
É isso aí, dei o meu recado. Recomendo a você, que me lê neste blog, pense seriamente em utilizar Linux, tanto em atividades pessoais como profissionais ou empresariais. Basta que você queira mudar e esteja disposto a fazer as coisas de um modo diferente. Se tiver dúvidas ou necessitar de uma consultoria ou suporte, entre em contato pelo e-mail:
rodrigo.de.o.ribeiro@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário