sábado, 17 de setembro de 2011

Informática para terceira idade e iniciantes

Para quem está começando a utilizar o computador pela primeira vez na vida, o teclado pode parecer um bicho de sete cabeças. São mais de cem teclas que permitem digitar textos, inserir dados, ativar comandos, excluir letras, palavras ou frases inteiras. O mouse é um objeto estranho e um pouco desajeitado para quem ainda não teve a oportunidade de usá-lo. A tela mostra uma quantidade enorme de imagens, janelas, textos, barras e mensagens estranhas para o leigo. Ele quer muito utilizar o computador, mas não encontra alguém em casa que tenha paciência para ensinar. Geralmente, quem tenta ajudar deseja que o iniciante aprenda em um minuto a conhecer todas as teclas, botões e opções. Se as informações não forem corretamente repassadas e mostradas, a pessoa não irá ententer nada e acabará desestimulada para continuar.

Muitas pessoas na faixa etária dos 40, 50, 60 anos ou mais querem conhecer e dominar o computador.  Como instrutor de informática, já treinei centenas de pessoas com idade entre 14 e 84 anos. Pude constatar que há um grande interesse por parte dos mais velhos em utilizar o computador sem depender de ninguém. Por isso, recomendo que sigam algumas dicas que considero importantes:
  1. Em primeiro lugar, é bom que se saiba: vai depender muito do interesse e da persistência do aprendiz, pois surgirão algumas dificuldades e empecilhos que precisarão ser superados.
  2. Deve aprender primeiro quais são as partes básicas que compõem o computador e procurar identificá-las, tais como o gabinete principal, o teclado, o monitor (tela), o mouse e a impressora.
  3. Recomendo, sempre que possível, ficar ao lado de quem utiliza o computador com a finalidade de observar, somente observar... mesmo que não esteja entendendo o que estiver sendo feito.
  4. Aprender a executar o procedimento relativamente fácil de ligar e desligar o computador, várias vezes, até que se sinta seguro para fazê-lo sozinho.
  5. Uma vez ligado o computador, deve treinar a utilizar o mouse, pois é um dispositivo importantíssimo para selecionar opções, ativar programas e executar comandos Existem programas específicos para treinar o uso do mouse, como o "Mouse Educacional", que pode ser baixado gratuitamente da Internet.
  6. Conhecer e utilizar o teclado. No começo, somente as teclas mais importantes, como letras, números, símbolos, espaço e a tecla "Enter". As demais teclas serão aprendidas ao longo do tempo, com a prática e a necessidade de usá-las.
  7. Abrir um programa editor de textos, como o WordPad, que já vem com o Windows, e digitar muitos e muitos textos. Se possível, recomendo que faça um curso de digitação para conhecer melhor o teclado e manejá-lo corretamente.
É bastante comum que um iniciante fique um pouco decepcionado com a demora para conseguir fazer as coisas que realmente gostaria. Alguns levam mais tempo do que outros, mas não devem desistir. Boa vontade, paciência e disposição para aprender coisas novas são os principais fatores que levarão os usuários a dominar o computador. Vá em frente e persista!

Dúvidas? Entre em contato: e-mail roliveri@ibest.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário