quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Windows XP completa 10 anos - Hora de mudar

O Windows XP, sistema operacional produzido pela Microsoft para utilização em computadores pessoais, completou 10 anos desde o seu lançamento, no dia 24 de agosto de 2001. Trata-se da versão mais popular do Windows, cujo nome, "XP" é uma abreviação da palavra inglesa "eXPerience".

Sucessor direto do Windows 2000 e do Windos Me, o XP foi o primeiro sistema operacional direcionado aos usuários de computadores pessoais a ser produzido a partir da tecnologia do sistema operacional NT, largamente adotado e consagrado por empresas em todo o mundo desde meados da década de 1990. As edições mais utilizadas do Windows XP foram a "Home Edition", voltada para uso doméstico e a "Professional", que oferecia recursos adicionais, entre os quais suporte para domínios de servidores Windows e capaz de trabalhar com até dois processadores distintos.

De acordo com pesquisas levantadas por sistemas analisadores da Web, de setembro de 2003 a julho de 2011, o Windows XP foi o sistema operacional mais largamente utilizado para acessar a Internet, alcançando o pico de 76,1% em Janeiro de 2007. Isto, sem dúvida alguma, comprova o enorme sucesso que o Windows XP obteve no mundo inteiro, sem precedentes na história dos sistemas operacionais fornecidos pela Microsoft.

Atualmente, setembro de 2011, é preciso pensar seriamente na necessidade de atualizar seu computador, se ele ainda funciona com o sistema operacional Windows XP. O Windows 7 parece ter superado os traumas do Windows Vista e a cada dia se consolida como sistema operacional utilizado em computadores pessoais de todos os portes. Por outro lado, a partir de abril de 2014, a Microsoft irá interromper as atualizações de segurança do Windows XP, o que o tornará definitivamente obsoleto.

Para mudar do Windows XP para o Windows 7, você deverá tomar alguns cuidados básicos, como realizar cópias dos seus dados e das configurações do sistema. A Microsoft disponibilizou documentações e tutoriais que mostram, etapa por etapa, como realizar a migração para o Windows 7, sem traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário