domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto Gutenberg - Homenagem a Michael Hart, considerado o inventor do ebook

 
O Projeto Gutenberg, fundado pelo estadunidense recentemente falecido Michael S. Hart, oferece mais de 36.000 ebooks, que podem ser baixados gratuitamente pela Internet. Este projeto teve início em 1971 e é considerado o mais antigo acervo de livros digitais, onde a grande maioria dos itens são compostos por obras completas, consideradas de domínio público.

Michael Hart baseou seu projeto tomando como premissa o fato de que qualquer coisa que pudesse ser armazenada em um computador poderia ser reproduzida indefinidamente, recurso que passou a ser chamado de Tecnologia de Replicação. O conceito é bastante simples: uma vez que um livro ou quaisquer outros itens como imagens, sons, video, inclusive 3-D, podem perfeitamente serem armazenados em um computador, então, um número indefinido de cópias de tais itens estariam disponíveis para quem desejasse obtê-los.

As obras estão dispníveis no formato texto, bem como HTML, PDF, EPUB, MOBI e Plucker, de maneira que poderão ser acessadas por praticamente todos os computadores e sistemas operacionais, incluindo os aparelhos móveis como celulares que acessem a Internet. Os documentos em língua inglesa são a maioria, mas  outras línguas como Chinês, Holandês, Esperanto, Finlandês, Francês, Alemão, Grego, Italiano, Latim, Português, Espanhol e Sueco, por exemplo, também estão disponíveis.

Muitos podem estar a se perguntar: "Como ficam os direitos autorais?" Na página inicial do Projeto Gutenberg, esta dúvida é esclarecida nos seguintes termos:

"Nossos ebooks são gratuitos nos Estados Unidos porque seus direitos autorais estão expirados. O mesmo pode não ocorrer em outros países, razão pela qual os leitores que estiverem fora do território estadunidense devem consultar as leis de direitos autorais de seus respectivos países antes de baixarem ou distribuírem nossos ebooks."

O endereço do sítio na Internet é http://www.gutenberg.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário