segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Calc: Uma planilha para todas as necessidades

O Calc é um programa de planilha eletrônica de uso livre. É intuitivo e fácil de utilizar, em qualquer situação que se requeira a aplicação de recursos básicos ou avançados.
A tecnologia DataPilot facilita a importação dos dados brutos de banco de dados corporativos, cruzando, resumido e convertendo-os em informações relevantes.

O recurso de fórmulas em linguagem natural permite criá-las usando palavras como por exemplo: “vendas – custos”.

O botão de somatória Inteligente insere uma função soma ou um subtotal automaticamente, dependendo do contexto.

Os assistentes, ajudam na compreensão e utilização de uma grande variedade de funções avançadas. Pode-se baixar modelos do repositório do LibreOffice com soluções de planilhas prontas, para uma infinidade de problemas.

Estilos e formatação direta, facilitam e flexibilizam a formatação de células, incluindo a possibilidade de rotação de conteúdo, modelos, planos de fundo, bordas e muito mais. Torne-se um especialista em planilha, usando modelos com funções embutidas, de modo que você pode reutilizar uma folha pronta e se concentrar apenas no trabalho.

O Gerenciador de Cenários permite, uma análise com o toque de um botão. Por exemplo, você pode comparar a lucratividade, as previsões de alta, média e baixa das vendas.

O componente Solver do Calc, possibilita resolver problemas de otimização no qual o valor ideal de uma célula da planilha particular tem que ser calculada com base nas restrições previstas em outra células.

Você pode colaborar no trabalho com planilhas, usando o recurso do Calc multiusuário e também compartilhar uma planilha com outros usuários, que podem adicionar dados nela. O dono da planilha pode integrar os novos dados, em poucos cliques. Este recurso de colaboração evita os conflitos de edição.

É possível salvar uma planilha em formato ODF, que é o padrão internacional para documentos. O formato é baseado no XML, o que significa que seus arquivos podem ser lidos em outros softwares, não necessariamente o Calc. Sua planilha será acessível em qualquer software compatível com o formato ODF.

O Calc permite abrir planilhas do Microsoft Excel bem como salvar documentos no formato do Excel. Também permite que suas planilhas sejam lidas em uma grande variedade de dispositivos e plataformas, através da exportação direta para o formato PDF.

O Calc lê arquivos criados com extensão .xlsx, com o Microsoft Office para Windows ou Mac OS X.

Se você tem necessidade de utilizar planilha de cálculo e não possui nenhuma instalada em seu computador, não perca tempo. Baixe e instale o pacote LibreOffice, de uso livre e que funciona nas plataformas MS Windows, Linux e Mac OS, da Apple.

Fonte: LibreOffice Org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário