quarta-feira, 27 de julho de 2011

Você digita corretamente e com fluidez?

No tempo em que o computador não existia ou ainda não era popular, muitas pessoas procuravam as escolas especializadas para aprender e praticar datilografia. Era uma capacitação quase que obrigatória para quem pretendesse trabalhar em escritório ou em atividades administrativas que requeriam habilidades com a máquina de escrever. Eu mesmo fiz um curso de datilografia em 1977, que me ajudou muito em minhas atividades escolares e profissionais. Foi graças àquele curso que hoje me considero muito à vontade para utilizar o teclado do computador e preparar textos como estes que escrevo em meu blog. Isto porque os teclados dos computadores atuais têm muita semelhança como os das máquinas de escrever, pelo menos no que diz respeito às principais teclas.

Tela inicial do Klavaro
Atualmente, os cursos de datilografia foram substituídos pelos cursos de digitação, que podem ser encontrados em boas escolas de informática públicas ou particulares. Existem também alguns programas específicos que permitem a qualquer pessoa treinar digitação em seu próprio computador, bastando para isto instalar e seguir à risca as instruções do programa. Neste caso, é preciso ter boa vontade e persistência para começar e terminar o "curso" contido nestes programas de computador.

Dos programas de digitação que testei, escolhi um que considero muito prático e extremamente fácil de usar. Trata-se do Klavaro, que foi desenvolvido para Linux e Windows e pode ser baixado e instalado gratuitamente. Entre suas principais características, temos:

  1. Idiomas: está disponível em vários idiomas e tipos de teclado, inclusive o Português falado no Brasil e o teclado padrão ABNT-2
  2. Curso básico: concebido para se memorizar a disposição das teclas, independentemente do arranjo do teclado. São geradas sequências aleatórias para serem seguidas pelo praticante.
  3. Exercícios de adaptação: estes exercícios utilizam todas as teclas aleatoriamente e permitem desenvolver a capacidade de adaptação a qualquer tipo de palavra estranha que possa aparecer.
  4. Exercícios de velocidade: estes exercícios foram concebidos para treinar e aprimorar a velocidade da digitação. É possível também incluir palavras de outros textos.
  5. Exercícios de fluidez: estes exercícios possibilitam a digitação de parágrafos completos, com frases que fazem sentido. Erros de digitação não são admitidos e o usuário deve corrigí-los com a tecla de retrocesso. O que importa é o ritmo de digitação, que deve ser o mais uniforme possível
  6. Gráficos de progresso:  ao final de cada exercício, é possível analisar algumas características do seu desempenho, que são gravadas e mostradas graficamente. 
  7. Introdução: é um tutorial que mostra 5 passos ilustrando como se deve digitar corretamente. Um teclado virtual permite que, ao se digitar uma determinada tecla, o dedo a ser utilizado aparece na cor vermelha.
Tela que mostra o uso correto dos dedos
Você poderá obter maiores informações e baixar este programa no seguinte endereço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário