quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dicas de Word: Principais componentes da janela do Microsoft Word

O Word é o processador de textos produzido pela Microsoft e o mais utilizado atualmente. A partir da versão 2007, foram introduzidas mudanças significativas no desenho da janela deste aplicativo, que tornaram mais intuitivos os acessos aos diversos comandos que, nas versões anteriores, eram exibidos através dos menus e barras de ferramentas.

Se você utiliza o Word com frequência, é bastante recomendável que esteja familiarizado com as partes principais que compõem sua janela, descritas e mostradas logo a seguir:

1. Botão Office: localizado no canto superior esquerdo da janela do Word, ao se clicar sobre o mesmo, surge um menu com várias opções para trabalhar com arquivos, tais como criar um novo, abrir um existente, salvar como, imprimir, dentre outros.

2. Barra de ferramentas de acesso rápido: localizada à direita do Botão Office, esta barra exibe, por padrão, os botões Salvar, Desfazer e Repetir. Entretanto, ela poderá ser personalizada para exibir os comando utilizados com maior frequência.

3. Barra de título: exibe o nome do documento ativo. Em sua extremidade direita, estão localizados os já conhecidos botões Minimizar, Maximizar/Restaurar e Fechar.

4. Faixa de opções: é a região que contém todos os recursos disponíveis no Microsoft Word, que podem ser acessados através de guias específicas.

5. Guias: são em número de sete e sua função é disponibilizar na faixa de opções os comandos específicos que cada guia permite acessar. A guia Início é a que fica ativa por padrão, quando se abre um documento Word.

6. Grupos: são pequenos conjuntos de botões de comando com funções similares dentro de uma guia. Cada grupo possui um nome específico. Por exemplo, a gui Início mostra os seguintes grupos: Área de Trabalho, Fonte, Parágrafo, Estilo, Edição.

7. Iniciadores da caixa de diálogo: existem alguns comandos menos comuns que não são acessíveis como botões visíveis nos grupos. Em vez disso, eles estão disponíveis em uma caixa de diálogo, exibida quando se clica sobre um pequeno botão localizado na extremidade direita da barra de título do grupo.

8. Barra de status: localizada na parte inferior da janela, exibe informações como número da página, quantidade de palavras, idioma do corretor ortográfico, dentre outras.

9. Barra de ferramentas de exibição: permite alterar a forma pela qual se visualiza o texto como, por exemplo, visualização em modo de impressão e visualização como página da Internet. Possui também botões para ampliar ou reduzir a visualização do conteúdo do documento (zoom).

10. Barras de rolagem: permitem deslocar a área de texto na horizontal e na vertical.

11. Réguas: a régua superior mede a distância entre caracteres, palavras e espaços; a régua lateral, mede as distâncias entre linhas.

12. Àrea de texto: é a área de trabalho do Word.

As figuras a seguir mostram em detalhes as partes mais importantes da janela do Word 2007.

Parte superior da janela do Word

Área de texto e parte inferior da janela do Word

Um comentário: