domingo, 14 de agosto de 2011

Dicas de Excel: Modificando pastas de trabalho

Dá-se o nome de pasta de trabalho a todo documento Excel, uma vez que pode conter várias planilhas em um único documento. Cuidado para não confundir com a pasta do sistema operacional, onde se armazenam os documentos como textos, fotos, músicas ou mesmo as pastas de trabalho Excel.

Cria-se uma nova pasta de trabalho toda vez que se quer registrar informações sobre uma determinada atividade, e cada planilha existente na pasta de trabalho deve representar uma subdivisão daquela atividade. A título de exemplo, se pretendemos controlar nossas receitas e despesas pessoais, podemos criar uma pasta de trabalho chamada "Orçamento Doméstico", contendo diversas planilhas, uma para cada ano. Assim, na barra de guias, se quisermos visualizar as receitas e despesas referentes ao ano de 2008, basta clicar na guia correspondente àquele ano.

             Janela do Excel. Destaque para as Guias de Planilhas
O Excel atribui a cada nova planilha um nome genérico, como Plan4, Plan5 ou Plan6. À medida que você decide que tipo de dados armazenar em uma planilha, seu nome deverá ser alterado para uma denominação mais condizente. Para alterar o nome da planilha, clique duas vezes na guia da planilha para realçar o nome atual, digite o nome desejado e pressione Enter.

Após criadas as planilhas em uma pasta de trabalho, você também poderá:
  • Alterar o local em que ela aparece na barra de planilhas: basta arrastar e soltar a guia da planilha no lugar desejado.
  • Destacar uma planilha: clique com o botão direito do mouse na guia da planilha e use o menu exibido para alterar a cor da guia.
  • Ocultar a planilha: clique com o botão direito do mouse na guia da planilha e, em seguida, clique em Ocultar no menu de contexto exibido. Para exibir novamente a planilha oculta, clique com o botão direito do mouse em qualquer guia visível e clique em Reexibir. Na caixa de diálogo Reexibir, clique na planilha desejada e confirme clicando em OK.
  • Excluir uma planilha: clique com o botão direito do mouse sobre a guia da planilha a ser excluída e, em seguida, clique em Excluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário