segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Perdi meus dados - que fazer?


Perda de dados é uma situação de erro em um sistema, no qual a informação é destruída por alguma falha ou negligência no armazenamento, transmissão ou processamento dos dados. Pode haver perda em função de outros fatores, como roubos de equipamentos, acidentes e desastres naturais (vendavais, enchentes, terremotos). Para prevenir os problemas, existe a necessidade de fazer cópias de segurança em um ou mais meios de armazenamento de dados. Há vários meios de se realizar cópias de segurança, processo conhecido como backup. Os mais comuns são:
  • Disco rígido removível;
  • Disco rígido instalado em outro computador,
  • Fita magnética;
  • Dísco ótico, como CD, DVD e Blu-ray;
  • Dispositivo de estado sólido (SSD), como memória flash.
Os meios listados acima são de custo relativamente baixo e muito fáceis de instalar e manter. Entretanto, é sempre prudente guardar as cópias de segurança em locais seguros. Quando se trata de uma empresa, deve-se dispor, no mínimo, de um cofre construído especialmente para esta finalidade, que seja à prova de fogo, impacto e água.

É difícil encontrar alguém que não tenha passado pela desagradável experiência de perder dados. Fotos de família, vídeos gravados em diversas épocas, músicas favoritas, documentos importantes do trabalho ou da escola são alguns dos mais comuns. Há casos de pessoas que entram em desespero ao perceberem que perderam dados importantes de sua vida, por causa de um disco com problema ou devido a uma remoção acidental. Quando perceber que perdeu dados do disco de seu computador, procure seguir alguns procedimentos e precauções para não tornar as coisas piores e aumentar as chances de recuperação:

1. Não tente gravar nada mais no disco em questão.
2. Não reinicialize o computador, para evitar que o sistema operacional grave algum tipo de dado de inicialização na área onde o dado foi perdido.
3. Desligue o computador da forma usual e contacte um profissional especializado para fazer a retirada do disco. Ele deverá  conectá-lo a um outro computador devidamente preparado para proceder à tentativa de recuperação.

Um comentário:

  1. Titanium Phone Case - TITanium-Art
    A Titanium phone case is titanium nitride coating a winnerwell titanium stove solid stainless steel model 6-in-1 case made by TITADO titanium earrings T-A-CTIC. One is not titanium for sale an open design. titanium drill bit set Titanium phone case is available

    ResponderExcluir