domingo, 3 de abril de 2011

Dicas sobre blogs

O termo blog surgiu a partir da contração das palavras web log, que significam, vamos dizer assim, um diário de bordo, ou simplesmente um diário. Trata-se de uma forma muito simples e rápida de se adicionar ou postar conteúdos e informações atualizadas sobre assuntos específicos relacionados ao tema do blog. Geralmente, a organização das postagens (posts) é feita em ordem cronológica inversa, sendo que um número pré-definido pelo autor do blog será exibido na primeira página.

Existem atualmente sistemas de criação e manutenção de blogs bastante atrativos e de fácil utilização, que permitem a qualquer pessoa que tenha um e-mail criar e manter um ou mais blogs, cujas categorias podem ser divididas em três:

Blogs pessoais 

Os blogs pessoais são bastante populares e muito utilizados como uma espécie de diário sobre os acontecimentos da vida e opiniões do usuário. As celebridades também utilizam  blogs para manter um canal de comunicação com os seus admiradores.

Blogs corporativos e organizacionais
 
Um número crescente de empresas e organizações de todos os tipos vem utilizando blogs para divulgar seus produtos e manter contato com clientes.

Blogs de gênero

Estes são mais específicos e tratam de algum assunto dominado pelo usuário, ou grupo de usuários. Estes blogs possuem um número muito grande de acessos, talvez sejam os mais acessados dentre todos. Apresentam conteúdos variados como, por exemplo, humor, informativos e variedades.
 
Enfim, algumas dicas para que um blog tenha sucesso e seja bem divulgado:

1) Deve possuir um conteúdo criativo, relevante, construtivo e responsável.
2) Os autores dos blogs não devem publicar material protegido por direitos autorais, nem mesmo fotos ou textos sem autorização do autor ou de seu representante. Não devem também publicar fotos sem autorização dos fotografados e não devem distribuir arquivos de som sem autorização de pessoas ou empresas responsáveis.
3) Mantenha seu blog sempre atualizado, escreva, revise e atualize o seu conteúdo, ao menos três vezes por semana.
4) Cadastre seu blog em diretórios específicos para blogs, como por exemplo:
5) Coloque na assinatura dos seus e-mails uma chamada para o seu blog.
6) Participe de fóruns de assuntos relacionados ao seu blog.
7) Participe de comunidades no Orkut, MySpace, Via6, Linkedin, Facebook e afins, relacionadas ao assunto do seu blog. Se achar melhor, crie um perfil só para isso.
8) Divulgue seu blog no mundo real. Utilize anúncios em jornais e revistas, panfletos, cartoes de visita, banners, adesivos no vidro de trás do carro etc.

Mãos à obra, crie seu blog e invista parte de seu tempo utilizando este recurso gratuito e que proporciona excelentes resultados na vida pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário