quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tablets

Um tablet é um tipo de computador pessoal em formato de prancheta que usa tecnologia sem fio e possui uma tela sensível ao toque. Ele é em geral menor que um notebook e foi tipicamente concebido para acesso à Internet, visualização de fotos, organização pessoal, exibição de vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, bem como para jogar jogos em 3D.

A ideia do tablet é creditada a Alan Kay, da Xerox, que o concebeu em 1971. O primeiro tablet amplamente vendido foi o Newton, lançado pela Apple em 1993. Possuia tamanho bem menor que os atuais e era conhecido com PDA, ou Personal Digital Assistant. Os fatores que realmente impulsionaram o desenvolvimento dos tablets foram a durabilidade das baterias, o aumento da resolução das telas de cristal líquido, os programas de reconhecimento de escrita, o aumento da capacidade de memória e, é claro, o acesso sem fio à Internet.
Após vários anos de sucesso limitado de tablets produzidos por diversos fabricantes, no ano de 2010, o iPad, da Apple, produziu uma revolução neste tipo de dispositivo. Em seguida, outros fabricantes também lançaram seus modelos, muitos dos quais utilizando o Android, um sistema operacional baseado no núcleo do Linux e desenvolvido pela Google.

Atualmente (abril de 2011), existem 5 plataformas de tablets disponíveis no mercado: iPAD, Android, BlackBerry, Windows e HP WebOS. Cada uma destas plataformas rodam aplicações escritas somente para seus respectivos sistemas operacionais. Em outras palavras, os programas que funcionam em uma determinada plataforma não funcionam na outra e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário