quarta-feira, 18 de abril de 2012

Que foi que eu fiz???


Ao longo dos meus anos de trabalho na área de informática, tenho ouvido frequentemente esta pergunta. Confesso que eu mesmo já a fiz várias vezes. E quanto a você? Quantas vezes você estava a digitar um texto, uma planilha, ou mesmo acessando a Internet ou executando outro aplicativo qualquer e se deparou com aquela situação constrangedora em que alguma coisa inesperada aconteceu e você não sabia como nem por quê?

- "Perdi meu texto... que foi que eu fiz?"
- "Os dados da minha planilha sumiram... que foi que eu fiz?'
- "A janela do programa não mostra mais aqueles botões... que foi que eu fiz"?
- "Uma janela se abriu inesperadamente... que foi que eu fiz"?
- "Meu arquivo não está na minha pasta... que foi que eu fiz"?

Em primeiro lugar, você deve parar o que estiver fazendo e tentar entender o que aconteceu. No começo é um pouco difícil para os iniciantes, mas com a prática você começará a perceber alguns detalhes sobre o ocorrido. Muitos usuários, na ânsia de resolver o problema, clicam em vários comandos ou começam a pressionar  teclas uma atrás da outra e a coisa vai ficando cada vez pior.

De um modo geral, os aplicativos como processadores de texto, planilhas de cálculo, programas de apresentação, dentre outros, possuem um comando chamado "Desfazer" que funciona assim: cada vez que você clica neste botão de comando, a alteração anterior será desfeita. Assim, você poderá continuar a partir do ponto em que seu documento estava antes de ocorrer o problema.

Outras recomendações:
  • Procure conhecer todos os componentes principais da janela do programa que está utilizando. Exemplo: Barra de Título, Barras de Menus, Guias, Barras de Rolagem, dentre outros. Veja as postagens Principais componentes da janela do Excel e Principais componentes da janela do Word
  • Passe o cursor do mouse sobre todos os botões (sem clicar) para conhecer seus nomes. Além do nome do botão, nos programas atuais também aparece escrito na tela o que cada um deles faz.
  • Não clique em qualquer botão sem saber o que ele faz.
  • Se clicou em um botão de comando e percebeu que aconteceu algo inesperado, não prossiga. Desfaça imediatamente e tente novamente, desta vez clicando no botão certo.
  • Não altere as configurações básicas do programa, tais como aparência, barras de ferramentas, opções e personalizações. Use-o como ele está instalado, até que você tenha adquirido experiência necessária para fazer este tipo de alteração.
  • Se precisar de ajuda, peça apenas a explicação de como fazer para resolver o problema. A intervenção deverá ser feita por você, para que adquira segurança e experiência necessárias para resolver o problema sozinho da próxima vez.
  • Se surgir na tela alguma janela ou informação, leia o que está escrito. Pode ser que o programa esteja dando uma dica, fazendo uma advertência ou sugerindo que você dê algum comando específico como, por exemplo, salvar o documento.
Lembre-se: somente você sabe o que foi que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário