sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LibreOffice - Suite de Escritório Completa

Muitos estudantes, profissionais e usuários domésticos estão em busca de um programa que permita criar documentos de textos, planilhas e apresentações. Felizmente, existe uma solução completa e livre para ser instalada em qualquer computador, seja para uso pessoal ou profissional. Trata-se do LibreOffice, sucessor do BrOffice, uma suite de aplicações compatível com as demais existentes no mercado.

O LibreOffice disponibiliza todas as funções esperadas de uma suite profissional, como processador de textos, planilha de cálculo, editor de apresentações e até mesmo banco de dados. Ainda por cima, permite exportar os documentos criados diretamete para o formato PDF, produzir desenhos e cartazes, criar e gerenciar bancos de dados, editar equações e fórmulas para inserir em documentos, trabalhar com modelos e muito mais.

Outras características muito importantes do LibreOffice, que merecem ser destacadas são a possibilidade de abrir documentos criados em outros formatos, como o MS Office, além da liberdade de escolha do sistema operacional, que permite que o programa possa ser instalado em computadores que funcionem com Linux, MacOS e Windows.

Os módulos que compõe o pacote LibreOffice são: 
  • Writer: processador de textos para todo tipo de documento, desde uma nota rápida até um livro completo. Possui assistentes que facilitam a produção de cartas, relatórios, agendas e atas, que agilizam o trabalho e a execução de tarefas as mais complexas. O Writer abre documentos editados no formato Microsoft Word, bem como converete documentos criados no formato LibreOffice para o formato Word.
  • Calc: é um programa perfeito para elaborar planilhas eletrônicas, para uso pessoal e profissional, com inúmeras funções, das básicas até as mais avançadas. Quem já utiliza o MS Excel não terá dificuldade alguma em trabalhar com o Calc, pois seu funcionamento é bastante similar. Além disso, é possível abrir documentos criados no formato Excel e, assim como o Writer, salvar documentos gerados no formato Calc para o formato Excel.
  • Impress: aplicativo desenvolvido para criar apresentações multimídia, com recursos de imagens 3D, efeitos especiais, transição entre slides, animações e ferramentas de desenho. Permite exportar as apresentações diretamente para os formatos MS PowerPoint, Flash e PDF, assim como abrir apresentações feitas em PowerPoint. 
  • Base: um poderoso gerenciador de bancos de dados, rico em recursos e projetado para ateder as necessidades de uma ampla variedade de usuários. Você poderá, entre outras fiinalidades, administrar suas coleções de objetos, manter um banco de dados de informações de clientes, armazenar informações de pesquisa e dados de ensaios de laboratório, armazenar dados de censo populacional, produzir relatórios financeiros mensais, administrar auditorias, controle de qualidade, dados de produção etc. Além de tudo, poderá integrar-se com outros bancos de dados multiusuários como MySQL, Adabas D, MS Acess e Postgress.
  • Draw: ferramenta para diversos propósitos de diagramação e e gráficos, que produz desde um simples esboço a um plano completo. Por isso, é considerado um excelente aplicativo para produção técnica de desenhos, cartazes e muitas outras finalidades, pois seus recursos facilitam a criação de fluxogramas, organogramas, manipulação de imagens 3D, dimensionamento automático de imagens, dentre outros. O Draw pode importar gráficos em todos os formatos comumente utilizados, tais como,  BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF, e WMF. O Draw pode também exportar seu trabalho no formato Flash (.swf).
  •  Math: é um jeito fácil de editar fórmulas a serem inseridas em documentos de texto, planilhas, apresentações e desenhos. Através dele, é possível editar fórmulas científicas e matemáticas formatadas com perfeição. Suas fórmulas podem conter uma vasta quantidade de elementos,  desde frações, termos com expoentes, funções integrais, sistemas de equações e matrizes.
Se você precisa trabalhar com aplicativos de escritório em casa, escola ou empresa poderá agora mesmo baixar o programa completo, para utilização livre e ilimitada. Clique aqui para baixar o instalador. Recomendo também que consulte a página da LibreOffice no endereço http://pt-br.libreoffice.org/home/ para obter maiores informações e dicas sobre este produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário