domingo, 6 de novembro de 2011

Use o computador para controlar suas finanças


O controle preciso das finanças pessoais é a melhor forma de se conseguir atingir os objetivos financeiros, evitar o endividamento excessivo, evitar a perda de crédito e realizar adequadamente o planejamento do futuro. Há muito tempo atrás, antes da era do computador pessoal, era bastante trabalhoso fazer este controle, pois era manual e requeria muitas habilidades na matemática e algum conhecimento de contabilidade básica.

Felizmente, existem bons programas que nos ajudam a fazer este controle, de uma forma relativamente fácil, desde que sejamos persistentes e, até certo ponto, metódicos para digitar os lançamentos diários. O programa que escolhi para meu uso pessoal foi o GnuCash. Além de ser gratuito, ele pode ser instalado em computadores com Linux, MacOS e Windows. Sua versão atual é a 2.4.8 e possui as seguintes características e facilidades:
  • Utiliza o método das partidas dobradas, onde a cada débito corresponde um crédito. Por exemplo: se você fez um saque no caixa automático do banco, o valor é debitado de sua conta corrente e creditado na sua carteira.
  • Permite criar várias contas, com descritivos detalhados, tais como: dinheiro na carteira, conta bancária, cartão de crédito, receitas, despesas, dentre outras.
  • Possui recursos para programar transações, com alarmes que avisam quando o vencimento está próximo.
  • É possível gerar diversos tipos de relatórios e gráficos instantaneamente, de acordo com o período desejado. Assim, pode-se acompanhar facilmente o comportamento de suas finanças e tomar decisões importantes com maior precisão.
  • Disponível em Português e outros 20 idiomas.
  • Se você possui um pequeno negócio ou é prestador de serviços, poderá criar um controle específico  para gerenciamento de clientes, vendas, contas a pagar e contas a receber.
A instalação é muito simples e o programa dispõe de um tutorial de boas vindas que ajuda o usuário a criar sua primeira conta. Além disso, será possível sanar muitas dúvidas através da ativação da ferramenta "Dicas do Dia", que mostra uma nova dica a cada vez que o programa é inicializado.

Para baixar o GnuCash clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário